Friday, February 27, 2009

A vida e seus reveses



Quando esse moço lindo aí nos deixou, eu escrevi um texto para meus tios e primas. E vou reproduzir uma parte dele aí em baixo:

O medo de perder alguém sufoca tanto quanto a perda em si. Imaginar a dor, faz doer de fato. Por um instante, percebemos como essa pessoa faria falta em nossas vidas, e logo nos apressamos em pensar outra coisa. Diante do medo, temos o artifício de manter-se no presente. Mas, e quando perdemos alguém tão abruptamente como o nosso Igor¿

Convocar o presente já não resolve. Lembrar o passado nos traz a dor da ausência, e pensar no futuro nos faz sofrer pelo longo caminho que temos pela frente. A morte sempre nos mostra como a vida é traiçoeira e que aquelas frases feitas de auto-ajuda dizem a verdade: viva intensamente cada segundo.

Sinto por não ter estado mais perto de Igor todos esses anos. Estranho, mas na missa do casamento de Sara eu pensei nele. Pensei que havia esquecido de lhe dar parabéns em seu aniversário e que precisava pedir desculpas a ele. Apesar de o encontrado na festa, não o fiz. Perdi o momento, mas fiz isso em prece.

É difícil resignar-se diante de sua morte. Ninguém esperava por isso, ninguém aceita perder uma pessoa tão jovem e tão plena de vida. Um menino cheio de porquês, sempre curioso, atencioso, e disposto a prolongar uma conversa. Tenho certeza que todos nós (eu, Ludy, Débora, Victor, Lela, Enéas, Sara, Paulinho, Gustavo, Marcelo, Beto, Felipe, Priscila, Michele, Paloma, Michail, João Victor ...) nunca esqueceremos do nosso "primo- irmão", e do curtos 20 anos que tivemos ao lado dele. Há sempre uma estória engraçada para lembrar, e é assim que nós devemos lembrar dele, não é mesmo¿

Nunca imaginei que Igor fosse me ensinar algo. Prepotência minha. Hoje, ele me fez lidar com a vida e seus reveses. Me fez perceber que eu posso ser forte diante das adversidades. Eu achei que não conseguiria dar a notícia a Ludy, porque eu mesma não conseguia aceitar tudo isso. Foi o momento mais difícil da minha vida e eu nunca vou esquecer, nunca. Igor me ensinou que é preciso viver intensamente, mas com responsabilidade, para que não magoemos as pessoas que amamos. Igor me mostrou que nada é mais importante que nossa família e amigos, e que não dar parabéns no dia de seu aniversário, pode significar não dar mais.

E hoje é aniversário de Igor, e vai ser sempre. A saudade é inevitável. A vontade de que nada disso estivesse acontecendo, também. Mas Deus é senhor de tudo, e cabe a ele decidir sobre nosso momento de sair dessa vida. Igor cumpriu sua missão e jamais será esquecido por todos que o amam. Sorriso lindo, sincero, debochado. Olhar curioso e miúdo. Deus quis que ele ficasse em nossa memória para sempre como um menino. E sem querer, ele nos uniu e nos deu uma lição: que tudo o que precisamos na vida é de amor. Em todas as suas formas, mas principalmente na mais pura delas: o amor da família.

Onde quer que ele esteja, estará hoje comemorando o seu aniversário. E nós devemos comemorar com ele.

K

Postado em 15/02/2009

No comments: