Friday, February 27, 2009

Saudade



Hoje acordei com uma mensagem do meu pai: Meu papel de parede! E em anexo uma foto do computador dele no trabalho. Era eu na foto... E todo o resto do dia seguiu sem tanta importância assim... apenas um tema em minha cabeça: a saudade.

"Minha alma tem o peso de uma saudade". Clarice Lispector.

A minha, cara mestra, tem o peso de várias. Convivo com a saudade como quem já se acostumou com um zumbido no ouvido. Em alguns momentos incomoda como uma dor de dente. Nunca passa. Saudade não se mata, fica sempre lá, ou aqui. Diminui, mas volta, e é sempre anunciada.

Saudade de filha, de irmã, de mulher, de amiga. Saudade é efeito da solidão. Estar só, mas não por inteira, muito menos tranquila. Estar consigo mesma e lembrar da ausência de quem se ama e por quem se é amada incondicionalmente.

Saudade é reflexo da perna quando o martelo encontra o joelho. Basta uma decepção, um problema no trabalho e vem a saudade de colo. Retorno às carências, à necessidade materna, à lembrança de quão cara é a escolha de estar longe. Porque sempre é escolha. E a saudade bate à porta para cobrar.

Também tem a saudade do que ainda não se viveu. Saudade dos castelos desconstruídos nas horas dos dias, nas passagens das noites. Ausência do que se anunciou como futuro e foi embora sem virar presente. Falta de acesso, falta de pulso. E para quem sempre escolhe e não foge da luta, a saudade vai virando coragem. Casca que reveste a alma e conforta.

Saudade não passa, mas o tempo sim. E isso basta, por enquanto.

Kadydja Albuquerque > 06.02.2009

[eu e minha mãe, minha maior saudade] [você tbm paaai!]

No comments: