Friday, February 27, 2009

Alanis >> you live, you learn!



Mais um show internacional na minha lista: Alanis Morisette, ontem, no Festival de Verão em Salvador. Eu e Milena, minha fiel escudeira para shows internacionais, saímos de Aracaju e nos jogamos pela linha verde até a capital baiana. Não, não tenho UM Cd de Alanis no meu carro, mas fomos ouvindo Bob Dylan, Amy, Lauryn, Gun’s, Ben Harper...

Enfim, o que interessa mesmo é contar do show. Todo ano eu vou no Festival de Verão. Ano passado eu fui assistir Ben Harper, na pista, e o vi do tamanho de um chaveiro. Derrota. Esse anos compramos o camarote da Pepsi na esperança de ter um acesso melhor para assistir Alanis. Super. Tinha 543 mil pessoas só no camarote e o povo um pouco estressadinho. Eu me senti no TCA em abertura de turnê de Maria Bethânia... todo mundo tenso guardando seus lugares. Gente que não sabia cantar uma linha de Alanis, mas tava lá, desde 4 da tarde esperando Victor e Léo. Super de novo.

Aí eu aceitei não conseguir ver o show de Capital Inicial. Só pelo telão já bastava. Até tentamos ir lá embaixo na hora que ele cantou “Mulher de Fases”, do Raimundos. Inviável. Era tanta gente que chegava a dar desânimo. Mas festival tem dessas coisas, então borá lá. No intervalo entre Capital e a moça, nós tentamos nos posicionar em um lugar que desse para enxergá-la. Foi preciso ouvir uns desaforos de casais e de algumas meninas, que depois descobri serem de Aracaju. Conseguimos.

Como nós já sabíamos o setlist inteiro, não tivemos muitas surpresas. Isso não impediu de gritar nas melhores músicas. Se estávamos lá, íamos tietar. Ela abriu o show com Uninvited e eu estava só nessa hora porque Milena resolveu ir ao banheiro e comprar cerveja. Brigaaaaaada!

Sorte que fizemos amizade com um pessoal de Salvador: um casal cuja mulher chorou do primeiro ao último acorde e o rapaz era a cara do Victor ou do Léo (não sei qual é qual, sorry); uma menina que foi pra pista VIP do show de Madonna em Sampa; e Adolfo, baterista de uma banda cover do Offspring – “sucesso do you tube”. :-P Eles me acolheram até Milena retornar. E depois viramos amigos de infância que passaram a adolescência ouvindo Alanis.

A voz começou a faltar no refrão de You oughta Known. Tinha um gringo do nosso lado que ficou impressionado com nossa dedicação em cantar as letras. “Sou de alemaña”. “Ok, Nice to meet you”. Agora deixe a gente ver o show. Antes, ela cantou Hand in my pocket e Head over feet. Na primeira, ri sozinha lembrando de eu e Rodrigo fazendo a coreografia dessa música. Rod devia estar lá conosco... mas estava no ofício em Pirambu. Na segunda, quis virar “de cabeça pra baixo”, mas não tinha espaço, então apenas dancei e cantei discretamente...

E aí show vai, Milena vai, show vem, Milena volta, e ela cantou a sequência que estávamos esperando: You learn, Ironic e Thank You. Já sem voz, com lama nos pés, eu agradeci de novo a Deus por estar vendo aquilo (a primeira vez foi em Madonna tá¿). Foi lindo, foi forte, foi surreal, foi mara. Não chorei não. Preferi sorrir e pular. Alanis estava linda, feliz, simpática e deu um show, sem falar no trabalho aos câmeras que tentavam filmá-la. Ô pessoa que corre, roda, cai no chão! Nem parecia estar abalada por seu ex tê-la trocado por Scarlet Johanson. Nem deveria mesmo. Sou mais Alanis. Humpf.

Quando acabou fomos assistir o restinho do show da banda Moinho. Ouvimos Esnoba e fomos embora comer no Mc Donalds da Pituba, e ficar na varanda de casa relembrando os melhores momentos. Victor & Léo e Psirico¿ É, não foi dessa vez...

Hoje minha mãe me liga e diz que já comprou meu presente de aniversário: o ingresso do show de Radiohead e... dos Los Hermanos! Tudo bem que meu aniversário é só em julho, mas não faz mal. O problema é eu me acostumar com esse lance de ir para shows internacionais... é um investimento pesadinho, viu¿ Mas vale a pena, sempre. Já vi shows de Foo Fighters, REM, Gun’s Roses, Silverchair, Beck, Oasis, Orishas, Ben Harper, Madonna, Britney Spears (sim, é verdade!), Five (juro!), N’Sync (derrooota!) e agora Alanis…

Um dia será a vez do Coldplay... não desisto nunca.

Boa semana para todos!

Vídeo da Globo com a abertura do show de Alanis. No meu Orkut coloquei outros. Kisses.

Postado em 02/02/2009

No comments: