Thursday, October 22, 2009

Lá no Beco...



Amanhã (sexta 23) acontece mais uma programação da Sexta no Beco, uma iniciativa do recém-formado Coletivo do Beco, que reune artistas e entusiastas da cultura sergipana em prol da revitalização do Beco dos Côcos, um local que até pouco tempo era cenário de prostitutas e usuários de crack.

Estou muito entusiasmada com esse movimento. É maior do que a apropriação de um lugar no centro de Aracaju. É uma prova de fôlego da cena cultural sergipana. E eu torço mesmo para que dê certo e que o beco vire o coração cultural da cidade.

Estive lá na sexta passada e fiquei impressionada em ver como o local está mudado. E como a receptividade ao projeto está sendo grande. Vejo cada vez mais que a fórmula é uma cena cultural engajada trabalhando em parceria com o poder público. Este, concentrado em construir uma política cultural sólida e que estimule a diversidade cultural do nosso estado. Aquele, articulado em criar um novo cenário de efervescência, sem a timidez e a desagregação que muitas vezes vemos. É preciso ousar, experimentar e se mostrar.

Sonho com um Sergipe que se aproprie e se orgulhe da sua cultura, que não se venda às festas pré-fabricadas da Bahia e que, sobretudo, experimente e se alimente de todas as referências culturais, de todos as nossas manifestações.

Não há mais espaço pra justificativa de que em Sergipe não tem público pra isso ou aquilo. Há sim. E se ainda não é um público maduro, é uma questão de tempo. E o projeto/movimento do Coletivo do Beco é mais um passo. Parabéns a todos que estão engajados nesta caminhada. Ganha o Beco, ganhamos nós, ganha a cultura do nosso estado.

2 comments:

Dono ou Dona? said...

E eu estarei lá...
Besos

Kaká Barbosa said...

#éissomesmo

adoro esses movimentos culturais que estão surgindo...são essenciais! estarei lá...bjas!