Sunday, May 3, 2009

In a jazz mood... in a domingo.

Para ler ouvindo...




Diálogo de uma quinta-feira à noite no Rio de Janeiro...

- Pai, você já está no aeroporto?
- Sim, filha, já estou na sala de embarque. E você, já chegou aqui?
- Já está na sala de embarque! (o voo era às 21h e eu liguei às 18h) Não pai, tô aqui na Modern Sound ouvindo um jazz...
- Ah é... então quando você chegar me ligue (risadas).

Ele sabia que eu não ia chegar... mas tava perdoada. ;-)

Falando em jazz, lembrei que me pediram para escrever sobre o domingo. Eu já fiz isso outras vezes, mas aceito o desafio. Agora é assim, recebo encomendas para o meu blog. Melhor pra mim que não preciso pensar nos temas, apenas vou escrevendo e fingindo que sei algo sobre qualquer coisa. Isso é mania de jornalista...

Então, o domingo... eu o vejo como o dia onde a vida é passada a limpo. Domingo tem som de Jazz, enquanto você navega por aqueles blogs legais ou lê um livro. Domingo é dia de almoçar tarde, de ir à praia tarde, de jantar tarde, de deixar que a vida tarde. Não há glamour em um domingo, grandes expectativas, euforia, pressa. As horas passam calmas e às vezes até demais.

Um descanso merecido. Pro corpo e pra alma. Pra mente, sobretudo. Domingo é pra rever a vida e chegar na segunda-feira com a cara boa no trabalho. Os laços se estreitam nesse dia, almoço com a família, praia com os sobrinhos, cinema com os filhos ou fim de tarde com os amigos. Há calma, resignação, maturidade.

Há quem transforme o domingo em uma jornada na TV. Há quem aproveite para organizar os CDs antigos enquanto eles tocam no home theater. Outros passam o domingo curando uma ressaca. Muitos aproveitam o dia para revisar solidão, maus hábitos, cenas da semana.

É impossível desprezar o domingo. É o dia com sua palavra mais forte, mais sonora, menos agressiva. Dia de aflorar os dons, os sons, os tons que você precisa impor em sua jornada. A catarse nasceu no domingo. O sofá também. Não tenho dúvidas de que o primeiro acorde de jazz veio em um domingo chuvoso.

Eu nasci numa segunda-feira, às 9h da manhã, depois de minha mãe ter tomado remédio para atrasar o meu parto. Ordens médicas. Domingo à noite não se nasce, Kadydja. Discordo. É preciso renascer a cada domingo. E eu tentei vir ao mundo neste dia. Não deu. Não faz mal, carrego a cada noite de domingo a sensação de precisar nascer novamente. E isso me faz melhor.

Bom domingo!

"So lucky to be me..."

4 comments:

Anonymous said...

E tem gente que faz faxina no domingo!!!
"Mônica Geller"

Anonymous said...

Tá mais do que perdoada!!!
Um beijão (Já com saudades!!)
PsO

Anonymous said...

"Domingo é dia de almoçar tarde, de ir à praia tarde, de jantar tarde, de deixar que a vida tarde." Adorei!!!!!!!!!! É isso mesmo... onde a gnte deixa os pedidos???

Carlos Soares said...

O texto é perfeito e ler ouvindo então...é domingo.

bjo