Wednesday, July 18, 2012

Coragem é...

Hoje eu resolvi retomar meu blog e pelo menos uma vez por semana pretendo escrever por aqui. Passei muito tempo longe das coisas que me faziam bem, como escrever, ler, ser eu mesma, porque caí no erro de dispensar minha energia em coisas improdutivas. Então, resolvi usar meu blog para algo que valesse a pena. Palavras para mim mesma e para quem mais estiver precisando.

Vou recomeçar com o tema CORAGEM. Algo que não adianta tatuar no corpo, nem espalhar frases motivacionais por aí, se você volta sempre pro seu universo particular e desiste de dar o primeiro passo. Sim, coragem é começar a caminhar no sentido do que está aberto pra você. A vida pode não ser tão bela no momento, mas você já pensou em quanto atraso está acumulando? Hábitos, pessoas, crenças, medos, raivas, mentiras... e por aí vai.

Coragem é romper com o que te faz mal, com gente que suga sua energia e não tem nada a te oferecer. Romper com quem só quer se aproveitar de você, e te usar como amiga, namorada, profissional de conveniência, seja qual for o seu caso. Qual o sentido de insistir em algo que já não está na mesma energia que você? Abra-se! Seja quem você é sem medo do que vão pensar! Ame a você mesma! E rompa com o resto.

Coragem nos pequenos passos, administrando a dor das decepções (sim, porque o mundo vai te decepcionar muito!), vibrando com cada vitória, e erguendo a cabeça sempre que vacilar. Hoje eu descumpri algo e me deixei ser pequena. Não foi a primeira vez, mas foi mais um teste da vida. Talvez ela estivesse me forçando a chutar o pau da barraca pra muita coisa errada que andava acontecendo ou testando a minha capacidade de ser superior às indiferenças do mundo. Não sei. Prefiro acreditar que foi um chamado à coragem. Aquela que a gente empurra lá pra dentro sempre que alma grita: "ei, isso tá errado!! Até quando você vai suportar?"

Mas ao mesmo tempo que a gente se decepciona por ter descido ao mesmo nível dos que nos machucam, a gente também mostra que é capaz de seguir em frente e dizer "opa! Não, aqui você não entra mais!". Coragem também é isso: criar seus limites pessoais e os limites dos outros na sua vida.

Tenha coragem de romper com trabalhos improdutivos, com empregos que não te pagam bem, com trabalhos que não enriquecem sua carreira, com chefes que não te valorizam, com horas e horas em um local no qual você não quer passar o resto da sua vida.

Tenha coragem de se livrar de cativeiros emocionais, criados e alimentados por gente que não te ama, que não te dá o real valor, que te alimenta com migalhas ou que nunca vai ver a mulher que você é porque está ocupada demais com os traumas do passado. Coragem é não negociar sentimentos.

Coragem é ser livre e ter orgulho de insistir nos seus sonhos, de amar as pessoas que estão à sua volta, de cuidar de você e daqueles que fazem o seu mundo mais bacana. Sim, porque tem um monte de gente bacana aí do seu lado, que te faz rir, que não te dispensa, que não quer te passar a perna, que acha você ESSENCIAL e ÚNICA em sua vida.

Coragem é chorar quando for preciso, mas sempre agradecendo pelo que tem hoje. Não importa se falta grana, homem de verdade, um corpo jovem, família, o que for, você tem o que precisa pra ser feliz na simplicidade.

Coragem é aprender a viver sem fugas, é não desistir de lutar diariamente consigo mesmo. Errou, perdeu a cabeça? Não tem problema. Covarde é fugir de si mesmo e dos desafios nossos de cada dia. Um dia você acerta, só basta continuar tentando.

Coragem é saber impor as suas vontades sem menosprezar o sentimento dos outros. Não quer mais, não dá mais? Direito seu, mas nunca esqueça dos pequenos cuidados com a outra pessoa. Afinal, o ditado mais certo do mundo pode acontecer com você: what goes around, comes around (o que vai, volta). E acredite, é a mais pura verdade. ;-)

Coragem é usar o coração e mandar a mente passear. Se a gente sempre conseguisse isso né? Mas normal, mulher maravilha só existe na DC Comics. Um passo de cada vez. Respeite-se, e não tenha medo de dizer o que você quer. Defina isso e persiga seus valores até o fim. A vida vai te testar colocando muita gente que só vai te magoar, mas é pra te fazer melhor. Tão bonito uma mulher que não se vende por pouco, que não compete com quem não merece, que não aceita machismos hipócritas.

Pode parecer bobagem, mas confia que tem sim gente que valoriza mulher de verdade. Chefe compreensivo, homem maduro e bem resolvido, amigos pra toda hora. Coragem é confiar que tudo passa e que o mundo gira. Você pode até estar por baixo hoje, mas eleve seu coração ao que vale a pena e tudo se ajeita. Só não vale prender-se ao que já não te dá importância. Como diria um amigo especial que Deus mandou de longe pra mim e que também precisou de muita coragem nos reveses da vida: antes um fim terrível do que um terror sem fim.

Isso mesmo. Pra tudo.

E vamos seguindo aprendendo, porque todos nós somos imperfeitos, e na teoria tudo é muito bonito, mas a vida acontece nos atos e entreatos. Sigamos!

Beijos e até a próxima!  

@kadydja

No comments: