Friday, March 19, 2010

Fica Dica: Martha Wainwright



Há uns três anos ganhei de um amigo um DVD com centenas de músicas. Até hoje não ouvi tudo. Sou muito relapsa quando o assunto é ouvir todas as mp3s que eu guardo em meu computador ou no meu HD virtual. Hoje, com o Windows media player no random mode, ouvi uma música que me interessou bastante. Fui checar quem era a cantora: Martha Wainwright. O sobrenome não me soou estranho e, após uma pesquisa, descobri que ela é irmã mais nova do Rufus Wainwright, um cara que gosto bastante apesar de não ter muitas músicas dele.

Segundo a Wikipedia, Martha é uma cantora e compositora canadense-americana de folk rock. Ela é filha do cantor folk americano e ator Loudon Wainwright III e da cantora de folk e compositora canadense Kate McGarrigle. Como Rufus, ela participou da trilha sonora do filme “I am Sam”, toda composta com canções dos Beatles. Martha gravou “We can work it out” com Teddy Thompson.



O álbum dela que eu tenho é o “I Know you’re married but I’ve got feelings too” (2008). Só ouvi uma vez, aliás, estou ouvindo agora, mas já gostei das canções. Atenção especial para “Niger River” e “Love is a Stranger”. Uma mais calma, boa para encerrar a noite sozinha no sofá; outra para os dias onde há fé na vida, uma boa maquiagem e um vestidinho pra levantar sua autoestima. Além deste álbum, Martha gravou mais dois e seis EP's. O primeiro álbum em 2005, homônimo; e o último em 2009 com regravações da mome francesa, Edith Piaf. Este, batalho a horas para baixar. Sorte que hoje é um dos dias em que estou com a dita fé na vida e, portanto, tentarei mais algumas vezes.

O que me prendeu mais a sua música foi a sua voz. Geralmente gosto das vozes das cantoras de folk. Ela tem uma voz quase rouca, rasgada, e para mim, agradável. Escolhi um vídeo dela cantando “Stormy Weather”, que não está em nenhum dos seus álbuns, mas é uma música que adoro e que mostra a bela voz da Martha.

No site dela, nenhum indício de que virá ao Brasil.

Fica aqui a dica e descubram mais para me contar! ;-)

Site oficial: http://www.marthawainwright.com/

Ouça também:

No comments: