Saturday, February 26, 2011

Sentimentos são pássaros em vôo


Esta não é uma imagem incrível do ponto de vista visual, mas sim de significado. Quando fui produzir o post pro blog “A Gente Viaja” no Parque da Cidade, aqui em Aracaju, presenciei a cena desses dois gansos “conversando” e tentando fazer contato físico. Tentando porque estavam separados pela grade do viveiro. Um livre; o outro desejando a liberdade. Havia naquela “conversa” um sentido de solidariedade, de urgência em reverter aquela situação, de compaixão própria dos animais da mesma espécie.

E eu pude perceber o quão difícil é sentir isso com as pessoas ao nosso lado. Os animais trazem em sua essência a possibilidade de amar incondicionalmente, de não julgar, de tratar o outro exatamente como querem ser tratados. E só um motivo me faz crer que perdemos essa essência ao longo do tempo: aprendemos a pensar e a jogar com as outras pessoas. O que falamos por vezes não é o que sentimos.

Expressar o que sente, então, para grande parte das pessoas é um sinal de fragilidade. Porque talvez o maior medo não seja de ser desprezado, e sim de ser manipulado pelo outro. Para nós, seres pensantes de um mundo cada vez mais fragmentado, antes ser filho solitário do orgulho do que companheiro do afeto.
Tenho aprendido muito com as pessoas que encontro em minha vida. E em muitos momentos acabo me criticando por tomar posturas diferentes. E, por alguns minutos, acho que deveria me tornar igual. Mas não dura muito porque uma vozinha vem de lá de dentro e me diz: seja você e continue querendo o bem das pessoas. Não importa o quanto elas te diminuam, te desprezem, ou achem que você é fácil de ser manipulada simplesmente porque você não jogaria com elas.

E eu venho refletindo sobre o sentido de liberdade. Ser livre não é ter um coração que não se mostra. As piores prisões são a da mente, a da alma aleijada e a do coração medroso. Ser livre é agir de acordo com o que sente sem medo de afastar as pessoas. As pessoas que se afastam são apenas pessoas que não deveriam permanecer. Lição para a vida: quando seus defeitos afastam alguém é simplesmente porque esse alguém já não se encanta com suas virtudes.

Ser livre é não ter barreiras para sentir, agir, interagir, errar, perdoar, perdoar-se, cair, levantar e seguir em frente.
E se eu pudesse resumir todas essas palavras em duas estrofes, usaria uma citação de Mário Quintana:

Atos são pássaros engaiolados.
Sentimentos são pássaros em vôo.


Vivam ainda que não queiram viver mais nada. Vivam ainda que doa. E, sobretudo, reconheçam o valor das pessoas que estão ao seu lado, porque elas não estão na sua vida à toa. E quando forem embora, pode ser tarde demais.

Kadydja

P.S – Bom voltar a escrever meus “devaneios” no Cibereza.

4 comments:

Anonymous said...

ah, se os humanos tivessem a elegância na forma de amar do mundo animal...
sigo adorando suas palavras.
Déb

Corrinha Rodrigues said...

Tava pesquisando o texto de Fernanda, e encontrei aqui.

Linda a postagem, e simplesmente VERDADEIRA. As pessoas não demonstram o que sentem por medo do que o outro pode 'fazer' com esse sentimento, e se prendem a solidão, ao medo de se ''envolver''. Um dia, simplesmente não há mais chance de ser vivido, e aí...

É tarde.

Bjo, fia.

Parabéns.

Dri said...

Já faz um tempo que não leio um texto tão envolvente. Você exatamente como sou: um pássaro engaiolado. Que não demonstrar ser quem é porque tem medo. O seu texto me fez refletir quem realmente estou sendo. E meu coração foi invadido por uma imensa vontade de voar. De ser eu mesma. O texto foi mais além, fez lágrimas escorrer pelo meu rosto e um nó na garganta.

Obrigada!

Kadydja Albuquerque said...

Oi Dri

muito bom ler esse seu comentário. sigamos em nossos desafios internos! Um beijo.